UNDIME/MT

12 maio, 2017

Projeto “Mentes Brilhantes”

   


Com o objetivo de melhorar a educação do município de Cláudia-MT, iniciou-se neste mês de abril o projeto “Mentes Brilhantes” elaborado pela psicóloga Valquíria Goetz e desenvolvido em parceria com a Administração Municipal de Cláudia, através do Prefeito Altamir Kurten e da Profª Claudevânia Barbon Anderle Secretaria M. de Educação e Cultura.
O Projeto visa desenvolver a Inteligência Emocional nas escolas do município de Cláudia. Conforme Daniel Goleman (1995), a definição de Inteligência Emocional consiste em como administrar os sentimentos de forma a expressá-los apropriada e efetivamente, permitindo que as pessoas trabalhem em conjunto e com tranquilidade, visando metas em comum.


Dentro deste contexto, o primeiro passo está sendo realizado através de Psicoterapias grupais com professores e funcionários das escolas municipais, com o objetivo de melhorar a qualidade no relacionamento entre as equipes, resolver problemas relacionados a instituição, promover qualidade de vida no trabalho e bem estar pessoal através do autoconhecimento e empatia.
Segundo Valquíria Goetz, psicóloga responsável pela execução do projeto “A Inteligência Emocional na escola é a maneira mais efetiva de motivar a si mesmo e ao próximo, de modo que a pessoa consiga controlar seus impulsos, buscando melhorar seus conhecimentos emocionais, e dessa forma, conseguir atingir seus objetivos. Essa Inteligência é imprescindível para o processo de aprendizagem, já que sustenta a interação entre os membros da comunidade escolar”, conclui.