UNDIME/MT

25 setembro, 2014

Undime Participa do Fórum Estadual de Educação e Fórum Permanente Apoio a Formação Docente

   

O Presidente da Undime-MT Gilberto Figueiredo e a DME de Primavera do Leste Adriana Tomassoni, participaram do Fórum Estadual de Educação e Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente. Segue os assuntos discutidos neste evento.

Reunião do Fórum Estadual de Educação e Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente onde foram abordados os seguintes assuntos: 

* Planos de Educação. - Dois representantes do MEC explanaram sobre o Plano Nacional de Educação e pontuaram questões que os municípios e estados precisam se preocupar para a elaboração de seus planos. Neste ponto, foi solicitado auxilio aos municípios para a elaboração do Plano Municipal de Educação. Como encaminhamento ficou acordado que o presidente da Undime se reunirá na sexta para debater com a Secretaria sobre um possível Seminário para os técnicos responsáveis pela elaboração dos planos. 

* Foram discutidos também sobre as diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura, que não estão atendendo a realidade escolar. 

* O prof. Vavá da UFMT cobrou com bastante ênfase do presidente da Undime que oriente aos municípios na hora de levantamento da demanda para o PARFOR, que está seja rigorosamente conferida e que ao encaminhar para a Capes via sistema, que ela seja real e não apenas a vontade do gestor. Para ele, se a Undime orientasse melhor, conseguiríamos um processo mais efetivo e real de levantamento de demandas. 

* O pessoal do Sintep questionou sobre a possibilidade da abertura de um curso especifico para os profissionais da educação não docentes, ao quais as universidades ficaram de discutir internamente.

Por: Adriana Tomassoni.